20.5.12

começo


Demorou, mas há pouco mais de dois meses começamos a trabalhar com o auxílio do “Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura”, o ProAC. Começamos: Alessandra Souza, Daniel Dias e eu. Pra quem não sabe, o solo que criei em 2010 chamado “para ver o azul da carne” conta agora com uma verba para ensaios, oficina, recriação de trilha sonora e figurino, e temporada de três finais de semana na cidade de São Paulo. Estou feliz, e envolvida com o trabalho. Nesse começo, assisti inúmeras vezes ao registro em vídeo de 2010, retomei corporalmente os movimentos da coreografia e analisei toda sua estrutura de modo a identificar os movimentos que constituem a “cara do solo”. É o início de um aprofundamento vertical, um olhar sobre o que já tenho em mãos e uma busca por desenvolvimentos possíveis. Caminho com cuidado, porque, como já disse, o solo foi criado há dois anos e posso acabar fazendo uma nova coreografia se me ater somente às vontades que tenho hoje. Um risco potencializado pelo fato de que, como também já disse, a trilha sonora e o figurino serão diferentes dos de 2010. Alguém pode até me perguntar o porquê dessa preocupação, achá-la um pouco exagerada, já que a cada dia estamos diferentes e que talvez não exista problema algum em transformar uma coreografia em outra. Ok, o contexto da dança contemporânea está cheio de exemplos de “revisitas” e “releituras” que acabaram transformando coreografias antigas em obras inéditas, obras melhores inclusive. Talvez, deva dizer apenas que não é o que eu quero por hora, afinal tenho um projeto para amadurecê-la e não abandoná-la. E o que é esta coreografia? Quais movimentos sustentam sua identidade? O que dela pode ser modificado sem que ela deixe de ser o que é? Como dançá-la sem ignorar as diferenças que percebo em meu corpo, decorrentes do trabalho contínuo, da vida? É por aí que vou seguindo. Cheia de questionamentos, pra honrar a criança perguntadeira que já fui um dia! Vou postar algumas reflexões, informações e imagens sobre esse processo aqui no abridela, sob o marcador “para ver o azul da carne”. Se quiserem acompanhar, comentar os posts, trazer reflexões novas, sugestão de textos, vídeos, serão bem-vindos!

2 comentários:

  1. Muito inconscientemente aquele poema(se é isso mesmo)que escrevi tem muito a ver com o que vi em 2010, um pouco da parte do texo do seu solo. Vendo isso me deu muita inspiração pra trabalhos futuros que com certeza farei (não necessáriamente Bacon), mas a maneira de pesquisar e entender enquanto artista - criador aquilo que eu tô fazendo, sem fugir daquilo que acredito enquanto criadora. É claro que as vontades devem estar presentes, mas o mundo - principalmente o das artes - não vive de vontades, é preciso olhar crítico o tempo todo e, muitas vezes esse olhar, que muitas vezes é o nosso próprio olhar crítico que ao invés de construir, desconstrói toda um ideia que percorre um caminho tortuoso, até chegar no lugar que queremos... é muita coisa rolando na minha cabeça agora, mas o que eu quero dizer e, que talvez não tenha dito anteriormente nesse pequeno texto-comentário é que eu não vou parar, minha pesquisa sempre estará qui, até porque nossa vida de artista é um processo criativo eterno, nosso corpo se reinventa diariamente, nossas ideologias e cranças também se modificam.
    Érica, fica aqui um super abraço de obrigada por dar aos meus olhos e mente novas possibilidades de ser alguém pensante.
    Um beijo grande minha flor.
    Jú!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensar e repensar, fazer e refazer sempre! Aceitar os ciclos, as repetições de nós mesmos. E viver intensamente cada transformação. Beijo em você.

      Excluir